Itacoatiara recebe doação de cápsulas respiratórias que ajudam no tratamento da Covid-19

Nesta quarta-feira (22/04), foram entregues quatro cápsulas de proteção individual para uso de ventilação não invasiva na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) Enfª Rachel Fonseca de Castro. O material para construção das cápsulas foi uma doação da maçonaria de Itacoatiara, e a equipe de fisioterapeutas do município foi responsável pela montagem e instalação.

Intitulada de “Cápsula Vanessa” – como homenagem à uma das pacientes recuperadas através do método -, esse equipamento foi concebido em Manaus, pela equipe de Fisioterapia dos Hospitais Samel em parceria com o Instituto Transire, e permite a realização de ventilação não invasiva, que impede que partículas de aerossol sejam dispersas no ar, protegendo os profissionais da saúde e outros pacientes. O método tem sido eficaz no tratamento de pacientes diagnosticados com coronavírus e tem evitado a entubação precoce.

Com as cápsulas, é possível dispensar o protocolo de intubação precoce do paciente, mantendo a segurança dos profissionais, enquanto seu quadro não se agravar ao ponto de a intubação se tornar obrigatória. Foto: Ascom/Prefeitura de Itacoatiara

As cápsulas foram testadas pela equipe de profissionais da saúde para ajustes na estruturação do equipamento. Após os testes, elas foram higienizadas e já estão disponíveis para uso. “Essa cápsula é considerada eficaz logo no primeiro momento com o paciente, quando ele é considerado estável e apresenta algumas dificuldades respiratórias. Com as cápsulas, a maioria dos pacientes não têm necessidade de ir para a ventilação mecânica”, afirmou o fisioterapeuta Ivan Müller.

No momento, estão sendo produzidas mais dez cápsulas com o apoio da Prefeitura de Itacoatiara e logo estarão prontas para ser distribuídas nas unidades de saúde do município.