PM e Prefeitura de Itacoatiara realizam solenidade de formatura do Proerd.

Mais de 700 alunos da rede municipal e estadual de Itacoatiara estiveram presentes na cerimônia de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), na quadra da Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça. O evento aconteceu ontem (25), às 18h e contou com as presenças do Prefeito Antonio Peixoto e demais autoridades.

A cerimônia reuniu crianças que estão cursando os quintos anos das escolas Maria Nira, Dom Paulo, Yeda Henrique, Jamel Amed, Chibly Abrahim, Igrejas Lopes, Geraldo Rossi Charchar, Irmãs Doroteia e Nilda Vinhote que participaram do Proerd durante o primeiro semestre deste ano.

O Proerd é um programa de educação preventiva cujo objetivo é evitar que crianças e adolescentes tenham contato com as drogas. O intuito é educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Em Itacoatiara, os instrutores do programa são os soldados PM Heberton e J. Martins.

O programa é aplicado semestralmente em diversas escolas do município pela Polícia Militar, com apoio da Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria da Educação.

Os policiais abordam temas como drogas e violência de forma acessível à criança, com exercícios em grupo, brincadeiras e dinâmicas. Cada lição trata de um assunto diferente, como os tipos de drogas, as bases da amizade, como dizer ‘não’ às drogas e pressão do grupo, entre outros. As atividades são acompanhadas por uma equipe da Secretaria da Educação e professores.