Prefeitura de Itacoatiara avança nas ações de enfrentamento à cheia dos rios.

imagem com ponte provisoria suspensa sob o rio alagado, no bairro jauary, em itacoatiara
Cheia do rio – Bairro Jauary

A subida das águas já atinge a zona urbana da cidade, em decorrência disso, a Prefeitura de Itacoatiara já instalou mais de quatro quilômetros de pontes provisórias, com o objetivo de amenizar os transtornos causados pelo fenômeno natural das alagações.

De acordo com o monitoramento fluviométrico da COMPDEC, o nível do rio já ultrapassou a marca dos anos de 2009 e 2012, consideradas as maiores cheias da história.

MAPEAMENTO TERRITORIAL

Devido à rápida subida dos rios, técnicos da Secretaria de Assistência Social realizaram visita técnica em áreas de risco, onde iniciou-se o mapeamento socioterritorial e coleta de dados. Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Educação, Saúde e Defesa Civil, a Assistência Social tem trabalhado para que se amenize as vulnerabilidades e dificuldades encontradas nas áreas afetadas.

DENGUE

Alertamos também para o cuidado com os acúmulos de resíduos que possam causar a proliferação do mosquito aedes aegypti, assim, evitando a dengue, zyka e chikungunya.

As equipes da Vigilância Ambiental já estão nas ruas, devidamente fardados e identificados, conscientizando, eliminando criadouros e nebulizando com o uso de inseticida. É necessário a colaboração da população.

Prevenir é uma responsabilidade de todos!

Juntos, pra gente crescer!