Prefeitura de Itacoatiara decreta situação de emergência devido à cheia dos rios

Imagem: assessoria

Nível do rio já atinge a marca de 15 metros e 4 centímetros em 2021.

Nesta quinta-feira (13/5), entrou em vigor o Decreto Municipal n°342, que declara situação de emergência nas áreas afetadas pelas enchentes, em Itacoatiara. O decreto, assinado pela prefeito Mário Abrahim, tem por objetivo viabilizar e adotar medidas necessárias para diminuir os impactos causados pela cheia dos rios.

De acordo com o monitoramento fluviométrico, o nível do rio atinge a marca de 15 metros e 4 centímetros em 2021, ficando atrás apenas do ano de 2014, quando atingiu a marca histórica de 15 metros e cinco centímetros. A previsão é de que seja a maior cheia da história do município.

O Prefeito de Itacoatiara Mário Abrahim esteve na Secretaria de Assistência Social do Estado no dia 3 de maio, buscando alternativas ao amparo das famílias atingidas. “Não estamos medindo esforços no enfrentamento à cheia dos rios. Temos trabalhado incansavelmente e em conjunto com todas as secretarias para viabilizar suprimentos e abrigo à todas as famílias afetadas”, declarou o prefeito.

A Prefeitura, que tem trabalhado na zona urbana e rural, já construiu cerca de 4km de pontes provisórias nas áreas atingidas, tem executado o mapeamento das famílias afetadas e já conta com um gabinete de crise no enfretamento da enchente, envolvendo todas as pastas.

Leia o decreto na íntegra: Decreto n. 342 de 12-05-2021 – DECLARA SITUAÇÃO ANORMAL – “SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA”- ENCHENTES E PRORROGA OS EFEITOS DA VIGÊNCIA

Juntos, pra gente crescer!