Prefeitura de Itacoatiara inaugura hospital de retaguarda para combate ao coronavírus

Na manhã desta quarta-feira (13/05), a Prefeitura de Itacoatiara inaugurou o hospital de retaguarda José Resk, que vai reforçar o atendimento aos pacientes de Covid-19. A unidade básica de saúde foi totalmente adaptada para funcionar como hospital de retaguarda e dar suporte à rede de atenção especializada do município.

O hospital conta com sala de emergência, raio x, laboratório e começará a operar com 14 leitos, mas com capacidade de expandir para 24. A unidade vai atuar com atendimento de pacientes de risco moderado, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros. Por isso, se os sintomas de Covid-19 se manifestarem, o recomendado é que se procure a UBS mais próxima, que enviará o paciente para o hospital de retaguarda José Resk, caso haja necessidade de cuidados mais específicos. Se agravar, ele é encaminhado para o Hospital José Mendes.

A unidade será referência para tratamento de Covid-19, assim como o Hospital José Mendes; funcionará inicialmente com 14 leitos e já passou a atender nesta quarta-feira (13). Foto: Ascom.

Em discurso na unidade, o prefeito Antonio Peixoto falou sobre a parceria com a Samel. “Nossos agradecimentos à direção da Samel, pelo pioneirismo no combate dessa pandemia no estado e pela ajuda com o treinamento de quatro fisioterapeutas do município para uso dos monitores e cápsulas”, mencionou o prefeito. Na inauguração, o prefeito agradeceu também as autoridades locais pelo apoio, e à Câmara Municipal, pela liberação da emenda de R$ 7 milhões, que está subsidiando todo o trabalho de enfrentamento ao coronavírus.

Vale ressaltar que as grávidas e pacientes do programa Hiperdia (hipertensão e diabetes), que acontecia na UBS José Resk, foram transferidos para a UBS Nicolas Lekakis (bairro Jauary) e para a UBS Santo Antônio. O hospital de retaguarda José Resk funcionará 24 horas e está localizado na Avenida Parque, Centro, onde era o antigo Sesp.

Conforme o último boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Itacoatiara chegou a 290 casos confirmados do novo coronavírus e 33 óbitos.