Prefeitura de Itacoatiara realiza 1° Fórum de Combate ao Suicídio

Na manhã dessa sexta feira (20/09), a Prefeitura de Itacoatiara, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu o 1° Fórum de Combate ao Suicídio, no auditório da escola Jamel Amed. A programação contou com debates mediados por profissionais da área, que abordaram diferentes temas relacionados aos cuidados da saúde mental. Confira os painéis:

– “Fatores de risco de suicídio entre trabalhadores e como prevenir”, apresentado pela psicóloga Fabíola Fonseca;

– “Risco de suicídio relacionado ao uso abusivo de substâncias psicoativas e outros transtornos mentais”, exposto pela assistente social Mônica Antunes;

– “Principais indicadores, foco na identificação e manejo de crises suicidas ou automutilação”, apresentado pelo Psicólogo Horleans;

– e “Serviços disponíveis no Caps e suas demandas”, ministrado pela psicóloga Suzi Moraes.

Profissionais da saúde e da educação, juntamente com estudantes e usuários do Caps acompanharam as palestras. Fotos: Ascom

O prefeito Antônio Peixoto marcou presença no evento e discursou na abertura, falando da importância de ações como essa para a prevenção do suicídio, que tem sido um problema crescente, principalmente entre os jovens.

A diretora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e coordenadora de Saúde Mental do Município, Yanna Hage, falou sobre a iniciativa: “Esse evento vem acontecendo nas unidades básicas de saúde, hoje o objetivo foi juntar educação com a saúde, para que a gente possa trabalhar dentro das escolas também”.

O evento faz parte da programação do setembro amarelo e vai desenvolver suas atividades até o dia 30 desse mês.