Prefeitura faz parceria com Cetam para formação de Tecnólogos em Agricultura.

O prefeito Antônio Peixoto iniciou uma verdadeira revolução na agricultura em Itacoatiara, assinado um Termo de Cooperação Técnica com o Centro de Treinamento do Amazonas – CETAM para a realização de diversos cursos de modernização e inserção de tecnologia aplicada, começando com um curso de formação de tecnólogos de nível médio na produção agrícola.

O momento solene da assinatura do documento foi no gabinete do prefeito, com a presença de representações da agricultura familiar do município, do secretário do CETAM Edilson Ramos e do pedagogo da Instituição Adrião Cavalcante, num ambiente de muita emoção pelo avanço na principal atividade de Itacoatiara, mas no clima da realidade que o planejamento de resultados econômicos apontou, com a preparação de tecnólogos de campo.

“Trata-se” segundo Adrião Cavalcanti de curso “subsequente”, que significa a modelação profissional a jovens ou adultos concludentes do ensino médio que buscam a preparação operacional e passam a ser multiplicadores do conhecimento”.

Pelo Termo de Cooperação Técnica o CETAM está com toda sua carga de capacidade funcional à disposição da Prefeitura a quem caberá as indicaçõe4s dos cursos identificados e até a seleção dos alunos, propondo, numa avaliação pedagógica com o CETAM, a carga horária a ser cumprida de acordo com o curso realizado.

No caso do curso de tecnólogo em agricultura, o primeiro da série, programado para a comunidade agrícola de Novo Remanso, serão 1.200 horas de ensino, parte na teoria nasala de aula, mas a maior parte na prática no campo, com experiências diretas, no foco de resultados no produto e na produtividade.

“Não será um curso de qualificação, mas a formação de um profissional de ponta, com um ano e meio de ensino direto” explicou Adrião Cavalcante.

O prefeito Antônio Peixoto, que assinou o documento como uma conquista desta atividade primária, se dispôs a fornecer o suporte logística e material, cedendo até mesmo o espaço para aplicação das aulas práticas, afirmando que abre-se um novo momento de experiência tecnológica para uma comunidade que acreditou na agricultura e fez dela o seu sustento.

“Novo Remanso é símbolo da produção em série, seja do abacaxi que é o melhor do Brasil, seja do cupuaçu e de outras fruticulturas paralelas, transferindo produtos para o mercado de Manaus, garantindo um nível satisfatório de vida e promovendo a integração comunitária que trabalha unida, com o objetivo comum do bem-estar social” explicou o prefeito Antônio Peixoto.