Acessibilidade

Saúde mental de profissionais da saúde em tempos de coronavírus: Upa promove encontros para tratar do tema

Com a propagação da Covid-19, as preocupações se estendem não só para os cuidados do corpo, mas da mente também. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e profissionais da saúde em geral têm assumido a linha de frente na batalha contra o coronavírus, causando desgastes físicos e psicológicos.

Pensando nisso, a diretoria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Enfª Rachel Fonseca passou a promover encontros com a psicóloga Tamires Negreiros para conversar e dar atenção à esses profissionais, no formato de terapia em grupo. Assim, a saúde mental é fortalecida e os profissionais são incentivados. Essa ação é fruto do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (COE) do município. Os encontros também servem para discutir e apresentar estratégias de combate à Covid-19. Todos os profissionais são ouvidos e cada um apresenta ideias – dentro da sua área – para melhorar os atendimentos e e enfrentar o vírus de maneira mais eficaz.

Um dos objetivos dessas reuniões é também reforçar o treinamento da paramentação, ou seja, a forma correta de montar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Tão importante quanto a paramentação, é a desparamentação dos profissionais da saúde após atender pacientes infectados. Os treinamentos são realizados frequentemente, para evitar qualquer tipo de infecção. De acordo com a Secretaria de Saúde do Amazonas, até o dia 18/04, 983 profissionais de saúde do estado foram afastados. Em Itacoatiara, desde que foram registrados os primeiros casos – no dia 28/03 – nenhum profissional da saúde da Unidade de Pronto Atendimento foi afastado.  “Isso mostra que nosso trabalho está surtindo efeito. Isso é feito para proteger o máximo possível nossos profissionais e nossa população no atendimento”, afirmou Glauber Souza, diretor da UPA.

Profissionais recebem treinamentos frequentes para montagem e desmontagem dos EPIs. Foto: UPA

A ideia é expandir a ação para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para o Hospital José Mendes.