Secretaria Municipal de Saúde prepara UBS para atender exclusivamente pacientes com síndromes respiratórias

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) de Itacoatiara está preparando a Unidade Básica de Saúde José Resk Maklouff, localizada no centro da cidade, para receber pacientes com síndromes respiratórias. A UBS funcionará 24 horas e contará com leitos hospitalares para observação.

De acordo com a secretária de saúde do município, Keyt Mendonça, os trabalhos estão intensos para começar os atendimentos no início da próxima semana. “Estamos arrumando e adaptando enfermarias, instalando Raio X, laboratório, montando as escalas de enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, equipes de limpeza e tudo que precisa ser feito para recebermos esses pacientes da melhor forma possível. E se tudo sair como planejado, iremos iniciar na próxima semana esses atendimentos”.  Alterações também serão feitas no Hospital Regional José Mendes e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Enfª Rachel Fonseca.

Atualmente, o Hospital José Mendes é responsável por tratar todos os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Os atendimentos continuarão sendo realizados na unidade hospitalar, mas com alterações em alguns de seus setores. No José Mendes, os atendimentos serão para: Covid-19, Emergências, Maternidade e Cirurgias. Os atendimentos de Urgência e Emergência, passarão a ser realizados na UPA.

Atendendo ao apelo do prefeito Antonio Peixoto, e levando em consideração a situação que se encontram a cidade, com os casos crescentes, o secretário de saúde adjunto do estado, Cassio André, esteve no município e entregou ao Dr. Marlon Amaral, diretor clínico do hospital, 03 ventiladores pulmonares de transporte, subindo para 05 o número desse equipamento na cidade. A Secretaria de Saúde do município já havia instalado dois destes equipamentos.

O equipamento permite que o paciente tenha suporte respiratório durante as remoções para a capital, e também pode ser usado em casos necessários dentro da unidade. A entrega ocorreu neste sábado (02/05).

As mudanças serão mantidas durante todo o período de pandemia. O município de Itacoatiara registrou no boletim deste sábado, divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, 133 casos confirmados de coronavírus e 10 mortes pela doença.